Código: | LAIS301 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | POLS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Cristina Maria Gomes da Silva |
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Corpo docente: |
Cristina Maria Gomes da Silva |
Português
Discutir a natureza do EstadoProvidência nas sociedades modernas e, em particular, na União Europeia
Refletir sobre a natureza e o âmbito da política social e as novas formas de a conceptualizar como resposta a
novas categorias de problemas e a alterações nas condições de produção de bemestar
Posicionarse perante alguns dos significados e controvérsias na definição das Politicas Sociais em
diferentes domínios, do emprego à prevenção da exclusão, da habitação à saúde.
Problematizar políticas e perspetivas legislativas que sustentam os processos de animação e intervenção
sociocultural em diferentes domínios e campos profissionais (do domicílio, do acolhimento, da inserção; do
local, da deficiência, …)
Refletir sobre as formas de organização da produção de bemestar, das formas de atuação do Estado (aos
nível central e local) à sua articulação com outros atores sociais (mercado, economia social e sociedade civil).
A EstadoProvidência, Políticas Sociais e funções sociais do Estado
1. Estado–Providência e funções sociais do Estado. Conceito e âmbito das Políticas Sociais
2. Da crise à reforma do Estado Social. Pluralidades dos atores: o Welfaremix. Novas cidadanias e novos
movimentos sociais
3. Os profissionais do social: “arte” de fazer, urgências sociais e riscos institucionais
B – Contextos e situações, perspetivas sociais, opções políticas e instrumentos
1. Vida ativa, trabalho, emprego e desemprego. Precarização e polivalência no trabalho.
2. Pobreza e exclusão social. Os “desencorajados”. As populações juvenis em situação de risco. As empresas
de inserção. O envelhecimento ativo.
3. As descriminações de género e as políticas de apoio à família
4. Imigração, diversidade étnica e integração social
5. O alojamento, a habitação e a cidade.
Compreende: (a) Exposição do bloco A, pelo professor e pelos alunos (2 grupos por debate); (b) Apresentação
de comentários, escritos ou orais, a textos ou filmes; (c) Apresentação e discussão dos trabalhos finais de
grupo, centrados nos temas do bloco B e incluindo trabalho empírico sobre instituições da área escolhida; (d)
Acompanhamento tutorial através do moodle, e ainda de presença obrigatória para o trabalho final, com
elaboração prévia de uma ficha de projeto (leituras e referências ao trabalho empírico).
É fomentado o debate a partir da informação apresentada e de “casos” de atualidade (comunicação social), e o
contacto direto ou via web com entidades públicas ou privadas para conhecimento de programas de políticas
sociais.
A avaliação integra o teste (40%), o trabalho de grupo (30% + 20% para apresentação oral) e a participação nas
aulas, incluindo a animação de um debate e a discussão dos trabalhos finais (10%).
Bibliografia:
Básica:
CLAVEL, G. (2004). A Sociedade da exclusão. Compreendêla para dela sair. Porto, Porto ed.
FERRERA, M. et al (2000). O futuro da Europa social. Oeiras, Celta
GIDDENS, A. (2004), Sociologia. Lisboa, FCG
CHOPART, J. (2003). Os novos desafios do Trabalho Social. Porto. Porto ed.
HESPANHA, P. et al. (2000). Entre o estado e o Mercado: as fragilidades das instituições de protecção social em
Portugal; Coimbra, Quarteto
HESPANHA, P. e CARAPINHEIRO, G. (org) (2002). Risco Social e Incerteza: pode o estado social recuar mais?
Porto, Afrontamento
RAMESH, Mishra (ed.) (1995). O Estado – Providência na sociedade capitalista. Oeiras, Celta
PAUGAM, S. (2003). A desqualificação social. Porto. Porto ed.
SERRANO, G. (2008). Elaboração de projectos sociais. Porto. Porto ed.
Temática:
Integra 3 ou 4 títulos para cada ponto do programa, e é apresentada na página desta UC, no moodle, em
particular para apoio aos trabalhos de grupo.
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